Comunicado Importante aos Participantes e Assistidos do Plano Básico administrado pelo GEIPREV

Comunicado Importante aos Participantes e Assistidos do Plano Básico administrado pelo GEIPREV

 

A Diretoria do Geiprev, em conjunto com o Conselho Deliberativo, vem por meio deste comunicado, prestar os seguintes esclarecimentos sobre a situação atual do Plano Básico de Benefícios, administrado pelo Geiprev.

Situação Financeira do Plano e a Negociação com a União

A principal notícia a compartilhar é que o Geiprev está em fase final da negociação para o recebimento dos valores devidos pela União para com o Plano Básico de Benefícios. São os valores referentes às dívidas de “Serviço Passado (RTSA) e da Paridade Patronal, a cargo da União, não repassadas para o Plano”.

Com a entrada dos recursos, um estudo atuarial por fato relevante será realizado para analisar a viabilidade do Plano a longo prazo e, também, verificar a possibilidade da retirada das duas contribuições extraordinárias que têm onerado os segurados. Isso representará um aumento substancial no benefício mensal.

É muito importante entender que a saúde financeira do Plano de Benefícios está completamente separada da estrutura administrativa do Geiprev como entidade. O Plano, por si só, é viável e está no caminho de ter garantida sua continuidade e perenidade com o recebimento dos recursos.

A Questão da Gestão Administrativa e o Futuro do Geiprev

A entidade Geiprev enfrenta um desafio significativo, no momento, com o elevado custo de sua gestão administrativa, uma vez que pela natureza do Plano de Benefícios que administra, com massa fechada a novas adesões, e com a redução de participantes a cada ano, o custo, por pessoa, para manter a estrutura do Instituto vem se tornando inviável.

Reconhecemos que essa situação tem um impacto direto em nossos participantes.

Por essa razão, a PREVIC, órgão fiscalizador e regulador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, fiscaliza e monitora essa situação, desde 2022, e diante deste cenário, poderá propor um regime especial de intervenção.

Se este Regime for decretado, um dos prováveis objetivos seria a transferência da gestão do Plano para uma entidade maior, com maior capacidade financeira e, consequentemente, custos administrativos menores.

É importante ressaltar que a administração do Geiprev tem trabalhado, incansavelmente, para reduzir os custos administrativos da Entidade, medidas estas que passam pela redução do quadro de empregados, ao mínimo necessário ao funcionamento da Entidade, renegociando os contratos de prestação de serviços e efetuando todas as tentativas de alienar os imóveis pertencentes ao Plano.

O Geiprev reafirma seu compromisso com a transparência e com o bem-estar dos segurados, colocando-se à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

 

Atenciosamente,

CARLOS ROBERTO LANDIM

Diretor-Presidente e de Seguridade

 

 

 

Com cópia:
Asserge – Associação dos Servidores do Extinto Geipot.

 

About Us

Jackcerra is a full-service consultation firm with record of winning many successful campaigns.
For a growing business firm we provide market research & competitor analysis before a product launch in market.